domingo, novembro 19, 2006

Leituras - Um livro: «Código DaVinci»

Clique duas vezes em cima do título, com o botão do lado direito do rato


O último grande sucesso da literatura mundial, não é um livro de Harry Potter, ou de José Saramago (escritor português, galardoado com o Nobel da Literatura e autor de Memorial do Convento, Levantados do Chão, Jangada de Pedra, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, entre muitos outros livros) ou ainda um outro livro de qualquer autor premiado.
O Código DaVinci apresenta um electrizante enredo, que mistura fantasia, dados histórico, personagens reais e imaginários e gerou muita polémica. Não se sabe onde termina a realidade e aonde começa a ficção.

O Resumo
Maria Madalena é o ponto central do livro, que tem como pano de fundo a sociedade secreta Priorado de Sião, cujo único objectivo é venerar Maria Madalena.

Simbolo da Sociedade Secreta Priorado de Sião

Esta sociedade secreta adora Maria Madalena como a Deusa, O Santo Graal, a Rosa, a Divina Mãe.
A divindade de Jesus Cristo é negada, ressalvando-se a sua humanidade. Segundo o livro, quando Jesus Cristo foi crucificado, Maria Madalena estava grávida e para a sua protecção foi levada para a Gália (actual França), onde deu à luz Sara, iniciando uma linhagem, cujos descendentes humanos estariam vivos ainda hoje, graças à protecção do Priorado de Sião, da perseguição que lhes moveu a Igreja Católica.
Como o livro foca totalmente a personagem de Maria Madalena e o paganismo da adoração da Deusa Mãe, um dos personagens principais é o pintor renascentista Leonardo da Vinci. Brown afirma que Da Vinci, que era cientista tinha conhecimento da verdade sobre Maria Madalena e a teria representado como João, sentado ao lado de Jesus no quadro A Última Ceia, dando a impressão de que ela era esposa de Cristo.
A Última Ceia, pintado por Leonardo DaVinci


Da Vinci, pintou Pedro fazendo um gesto ameaçador em direcção a Maria Madalena, querendo com isto eliminar a influência feminina na igreja. O quadro de Leonardo Da Vinci, não mostra em momento algum a presença feminina, mas Brown consegue a proeza de ver ali uma mulher.
A Bíblia é apresentada como um mero produto do Homem e não de Deus, que foi sendo desenvolvida ao longo de incontáveis, traduções, acréscimos e revisões e que a história teve uma versão definitiva de livro.
O ajuste de contas de Dan Brown, com o Cristianismo continua ao afirmar que Cristo ao se casar, abandonou a sua condição divina, para cair numa cilada carnal desprovida de divindade e espiritualidade, sempre ressalvando o lado feminino como o mais importante de tudo.


Museu do Louvre, Paris

A acção inicia-se com o assassinato de Jacques Saunière, director e curador do Museu do Louvre, em Paris, onde está guardada a mais valiosa obra de Leonardo Da Vinci. Na tentativa de decifrar o estranho assassinato Robert Landon, conceituado simbologista de Harvard (universidade americana) e uma dotada criptologista francesa, Sophie Neveu, descobrem estupefactos, uma série de pistas inscritas nas obras de Leonardo Da Vinci, que o pintor engenhosamente disfarçou.
Tudo se complica quando Langdon descobre uma surpreendente ligação: o falecido curador estava envolvido com o Priorado de Sião, uma sociedade secreta a que tinham pertencido Isaac Newton (físico inglês), Botticeli (pintor italiano do Renascimento), Victor Hugo (escritor francês, autor de Os Miseráveis) e Da Vinci, entre outros.


O assassino confesso de Jacques Saunière e de outros quatro guardiães do segredo da localização de documentos relacionados ao Santo Graal é Silas, um monge albino a serviço de D. Manuel Aringarosa, alta autoridade da Opus Dei – entidade católica ultra conservadora, fundada por Josemaria Escrivã – Silas buscava a pedra-chave, que revelaria definitivamente onde estaria o Santo Graal.
A simbologia mística acentua-se no final do livro, quando se descobre que o segredo que envolve o Santo Graal está escondido sob a pirâmide de vidro construída anexa ao Museu do Louvre, em Paris.


Quantas janelas tem a pirâmide? 666. Mais esotérico, cabalístico e misterioso, impossível…

As personagens
Nesta trama estão presentes:
- Robert Langdon, professor de Simbologia Religiosa, em Harvard.
- Sophie Nerveu – bela e jovem perita francesa em criptologia.
Os vilões:
- Silas, um corpulento e maciço monge albino.
- Bispo D. Manuel Aringarosa, alta autoridade da Opus Dei.
As personagens secundárias:
- Capitão Fache e Tenente Collet, da Direcção Central da Policia Judiciária francesa.
- Jacques Sauniere, conceituado conservador do Museu do Louvre, homem de 70 anos.
E sempre referidos ao longo de toda a obra:
- Maria Madalena, o Santo Graal, o cálice, o útero feminino, uma mulher, a Deusa Mãe, a mãe da linhagem real de Jesus Cristo.


Leonardo DaVinci

- Leonardo Da Vinci (1452-1519) – pintor, artista, cientista, engenheiro, músico e o maior génio da história da arte, são alguns dos seus muitos atributos. O homem que ajudou a por termo à Idade Média através do Renascimento Italiano.
E o Imperador Constantino que uniu um Império à conta do Cristianismo.


O Autor: Dan Brown
Dan Brown (nasceu a 22 de Fevereiro de 1964, no New Hampshire, E.U.A.) e é um escritor americano que fez sucesso após escrever o polémico livro O Código da Vinci (2003). Também já escreveu Anjos e Demónios (2000) e Conspiração (2001), entre outros, que vêm aumentando a venda após o lançamento de seu último livro. O escritor durante anos deu aulas de inglês até conseguir realizar o sonho de escrever a tempo inteiro.
Dan Brown sempre viveu rodeado de livros de filosofia, ciência e religião, determinante na sua formação e nas obras que escreveu.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...