domingo, janeiro 07, 2007

Coimbra Antiga

Clique duas vezes em cima do título, com o botão do lado direito do rato e descubra uma cidade que já não existe...

Penedo da Saudade... Av. Dias da Silva, Coimbra

Nora, no local onde hoje é o açude, no Choupal, Coimbra

Largo da Portagem, Coimbra, quando o eléctrico por ali passava percorrendo a Rua Ferreira Borges e descendo a Visconde da Luz

«E quando, o guarda freio, apertava a campainha, ouvia-se «triiiiim triiimmm», lá ia o eléctrico, (...), com miúdos agarrados aos estribos, em equilíbrio instável e o cobrador à espreita...»

Arco na alta, que já não existe (?)

Hotel Astória, década de 50, Coimbra

Antiga Ponte de Santa Clara, com a Portagem, Coimbra

Av. Sá da Bandeira, Coimbra

Governo Civil de Coimbra, vista da antiga praia fluvial

Praia Fluvial de Coimbra

Conchada, Coimbra

Rio Mondego, Barca, vista da outra margem

Lavadeiras no Mondego

Barcos, Mondego

Via Latina, Universidade de Coimbra

A Universidade em Obras (década de 50)

Antiga ponte de Santa Clara

Praça 8 de Maio, Coimbra (1900)

Igreja de Santa Cruz (1940)

Igreja de Santa Justa

Arco de São Sebastião

Praça do Comércio

Eterno Choupal...

Sé Nova, Coimbra

Coimbra, vista de Santa Clara

Largo da Portagem (1900)

Sé Velha

Coimbra

Canção da Cidade Adormecida

Diz-me tu ó cidade...
Em que sonhos no teu ventre guardas
Essas capas de liberdade,
Se na revolta da mocidade
Não há cavalos nem espadas!

Diz-me tu ó cidade
Em que desenganos me embalas?
Se adormecendo a saudade,
Lhe vais roubando a eternidade
Que cruelmente me calas!

Diz-me então ó cidade...
Porque desarrumas meu peito?
Se nasce em mim o teu rio,
Que espera que passe um navio
De sonhos e mágoas refeito...

Eduardo Filipe

in http://www.capasnegras.com/poemas.html

O acesso à cidade fazia-se pela estrada velha, que vinha de Lisboa, a estrada nova ainda não existia, só haviam laranjais à beira do Mondego

Largo da Portagem em Obras
Coimbra, década de 60

Fotografias de diversos autores, provenientes do site

www.skyscrapercity.com/showthread.php?referre...

Descubra-as... Vale a pena!

1 comentário:

ARISTIDES DUARTE disse...

Grandes fotografias. Obrigado
Estive um ano em Coimbra, a cumprir o serviço militar no Hospital Militar, na década de 80.

Aristides

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...