domingo, maio 20, 2007

A Agonia da Terra, de Hubert Reeves



A Agonia da Terra

Hubert Reeves e Frédéric Lenoir

Gradiva, Ciência Aberta

O nosso planeta está doente: aquecimento global, depauperamento dos recursos naturais, poluição dos solos e das águas, desigualdade na distribuição da riqueza, mal nutrição dos homens, taxa elevadíssima de extinção de espécies, etc. Mas a situação será realmente dramática?

Que pensar das teses que põem em causa este pessimismo?

A partir dos dados científicos mais credíveis, Reeves traça um balanço rigoroso das ameaças que pesam sobre o planeta. E o diagnóstico é alarmante: é o futuro da espécie humana que está ameaçado. E tudo se joga nas próximas décadas. É preciso reagir rapidamente!

Preço de Editor: 16,00 €

Hubert Reeves é autor de inúmeras obras sobre a odisseia cósmica, como Um Pouco Mais de Azul, Últimas Notícias do Cosmos e O Primeiro Segundo (todos publicados na Gradiva), Hubert Reeves é astrofísico e director de investigação do CNRS. Neste livro, conversa com Frédéric Lenoir, filósofo e sociólogo.

«Eliminamos hoje mais de mil vezes mais espécies, que antes da era industrial. Esta extinção maciça, a sexta na história da Terra, a humanidade é a causa. Poderia ser a vítima. O futuro depende largamente das decisões tomadas hoje e amanhã. Cada um tem nas suas mãos a sua parte do trabalho para rectificar os disparates já feitos. Tomem as coisas em mãos! Todas as boas vontades devem mobilizar-se.»

Hubert Reeves

http://www.hubertreeves.info

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...