quarta-feira, novembro 14, 2007

A Utopia segundo Philip K. Dick

Philip Kindred Dick nasceu em 16 de Dezembro de 1928, em Chicago e faleceu a 2 de Março de 1982, em Santa Ana, Califórnia), também conhecido pelas iniciais PKD ou por Philip K. Dick, foi um escritor de ficção científica que alterou profundamente este género literário. Apesar de ter tido pouco reconhecimento em vida, a adaptação de inúmeras das suas novelas ao cinema acabou por tornar a sua obra conhecida de um vasto público, sendo aclamado tanto pelo público como pela crítica.


Filho de um funcionário do governo federal, a sua irmã gémea morreu quase à nascença. Os seus pais divorciaram-se quando Philip contava quatro anos de idade. Acompanhou a mãe na sua mudança para a Califórnia, onde estudou, ingressando na Escola Secundária de Berkeley, onde permaneceu até 1945. Matriculou-se então na Universidade da Califórnia, onde estudou Filosofia e Alemão, abandonando o curso para trabalhar como disc-jockey numa emissora de rádio, mantendo, ao mesmo tempo, uma loja discográfica.


O seu percurso atravessou alguns dos períodos mais críticos da América. Primeiro foi a Grande Depressão, a crise de 1929, que durou toda a década de trinta, terminando apenas com a II Guerra Mundial. Depois seguiram-se os anos negros do Mccartismo e as paranóias da guerra fria, a corrida aos armamentos e o terror nuclear. Foi neste clima conturbado e tenso, também marcado por profunda revolução tecnológica e científica que Dick começou a escrever, corria a década de 50.



Publicou o seu primeiro conto de ficção científica na revista Planet Stories. Chegou a terminar alguns romances de índole autobiográfica, mas não conseguiu encontrar quem os editasse. Decidiu portanto dedicar-se inteiramente à ficção científica, convicto de que este género poderia melhor abarcar as suas especulações filosóficas.


A sua primeira obra publicada foi Solar Lottery – Lotaria Solar em 1955. A acção da obra decorria no século XXIII, num tempo em que a democracia como forma de eleição foi substituída por uma sistema de lotaria que decide as funções dos indivíduos na sociedade. No entanto, vem-se a descobrir que a sorte está viciada. Após o aparecimento de obras como Eye In The Sky de 1956, Dr Futurity de 1960 e Vulcan's Hammer de 1960, Philip K. Dick conseguiu ser reconhecido como escritor, sobretudo com a publicação de The Man In The High Castle de 1962. O romance recriava um mundo em que a Alemanha e o Japão venceram a Segunda Guerra Mundial.

Em 30 anos publicou cerca de quatro dezenas de livros e mais de uma centena de contos, a maioria dos quais situados algures entre a ficção científica, a fantasia e o suspense.

Por ter mantido relações com o Partido Comunista norte-americano, o escritor foi alvo de cuidadosas investigações por parte do FBI e dos serviços secretos. A visão quase paranóica da realidade que Dick demonstrou em muitos dos seus trabalhos não seria portanto de todo infundada.

Inspirando-se em ideias do Budismo, Cabalismo, Gnosticismo e outras doutrinas herméticas, e combinando-as com certos aspectos das novas crenças na parapsicologia, extraterrestres e percepção extra-sensorial, o autor criou mundos alternativos nos quais acabou eventualmente por julgar viver. Consumindo álcool e drogas em excesso, alegou ter sido contactado em 1974 por uma inteligência alienígena.

PKD explorou em muitas das suas obras temas como a realidade e a humanidade, utilizando normalmente como personagens pessoas comuns e não os normais heróis galácticos de outras obras do género. Precursor do género cyberpunk, o seu livro «Do Androids Dream of Electric Sheep?» inspirou o filme Blade Runner – Perigo Eminente, que, já perto da sua morte por apoplexia, serviu como introdução a Hollywood e levou a que outras obras suas fossem adaptadas ao cinema.



Os filmes Minority Report / PT: Relatório Minoritário/ BR: Minority Report: A Nova Lei (com Tom Cruise), Total Recall / O Vingador do Futuro (com Arnold Schwarzenegger), O Pagamento / Pago para Esquecer (com Bem Affelek) e A Scanner Darkly / O Homem Duplo (com Keanu Reeves), Next – Sem Alternativa, de Lee Tamahori, com Nicolas Cage também são baseados em novelas ou contos seus.

É significativo o número de obras de Philip K. Dick traduzidas em Portugal por Editoras como a Livros do Brasil, a Europa-América e a Presença.


Entre outros: Lotaria Cósmica (1955), O Profanador (1956), Marionetas Cósmicas (1957), O Homem mais Importante do Mundo (1959), O Tempo dos Simulacros (1964), Os Clãs da Lua de Alfa (1964), A Penúltima Verdade (1964), Os 3 Estigmas de Palmer Eldritch (1965), Depois da Bomba (1965), à Espera do Ano Passado (1966), A Arma Impossível (1967), Ubik – Entre Dois Mundos (1969), Vazio Infinito (1974), O Homem Duplo (1977), Perigo Eminente 1968, Fenda no Espaço (1966), O Mistério de Valis (1981), O Homem do Castelo Alto (1982).




Propostas de leituras:

- Ubik, de Philip K. Dick, na Livros de Bolso Europa América, FC 6

Ubik… onde se perdem as fronteiras entre a vida e a morte.

Onde é Ubik? Nunca advinhará…

Quem é Ubik? Que é Ubik?

Terá de descobri-lo…



- Os 3 Estigmas de Palmer Eldritch, de Philip K. Dick, na Livros de Bolso Europa América, FC 10

O Inferno é um futuro no Espaço.

Um futuro em que, a qualquer momento, você pode ser deportado para colonizar outros planetas.

A menos que seja projectado…

O único meio para sobreviver nos mundo a colonizar é a droga miraculosa, que durante uma hora, proporciona um esquecimento total… para uma viagem que está para além da experiência humana.

É que um novo narcótico apareceu, um narcótico que transforma em eternidade o tempo breve dessa hora.

E então passado, presente e futuro pertencem ao mais diabólico passador de droga que jamais existiu Palmer Eldritch



- Vazio Infinito, Philip K. Dick, na Livros de bolso Europa América, FC 57

Na Cidade que o esqueceu um Homem procura a identidade perdida. Quando a ficção começa hoje…


- A Penúltima Verdade, Philip K. Dick, na Livros de Bolso Europa América, FC 74

Terceira Guerra Mundial

Quinze anos a viver como formigas

Em 2010, a penúltima verdade, a maior burla duma História possível

Os homens abandonam a superfície devastada e escondem-se em abrigos subterrâneos!

Nenhum, nunca mais, desde aquele dia viu alguma vez a luz do Sol…

Nenhum sabe que a guerra acabou.

Nenhum sabe a verdade da superfície

Descubra mais em:

http://www.philipkdick.com

http://www.pkdickbooks.com

http://www.philipkdickfans.com

http://www.themodernword.com/scriptorium/dick.html

Texto – Mário Nunes

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...