terça-feira, maio 20, 2008

EV Lacertae, Anã Vermelha Explode a 16 anos-luz da Terra


Enquanto andamos entretidos com os nossos pequenos problemas, o Satélite Swift da NASA detectou e registou uma explosão estelar, no passado dia 25 de Abril de 2008, a 16 anos-luz da Terra. Esta foi o equivalente a milhares de erupções solares.

A explosão ocorreu na estrela EV Lacertae, uma anã vermelha (estrela rara no universo que tem um brilho equivalente a um centésimo do Sol e um terço da sua massa). A uma distância de 16 anos-luz, esta é uma das estrelas mais próximas da Terra, embora em geral, graças à sua baixa luminosidade, não é visível a olho nu.

Segundo Rachel Osten, da NASA, a EV Lacertae, apesar de ser uma estrela pequena e fria, gerou uma explosão "monstruosa". Esta cientista afirmou que tal explosão pode romper a atmosfera de planetas habitáveis.


Na verdade, o satélite "Swift" capturou a explosão, mas ela era tão brilhante e forte que os telescópios foram desligados por razões de segurança. A estrela manteve-se brilhante durante oito horas antes de regressar ao seu estado normal.



A EV Lacertae tem uma idade estimada em 100 milhões de anos (é uma estrela relativamente jovem), gira uma vez a cada quatro dias (é mais rápida do que o sol) e os seus campos magnéticos geram uma força 100 vezes mais potente do que o sol.

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1087.html

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...