terça-feira, julho 29, 2008

CERN, o Portal do Infinito...

No CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire), ensaia-se o Big Bang, simula-se uma estrela, estudam-se os buracos negros, procuram-se novas partículas e elementos e um novo estado da matéria, a matéria encontra a antimatéria, o espaço e o tempo parecem correr mais depressa, procuram-se as fissuras do tempo - Serão possíveis as viagens no tempo? - nos túneis em Meyrin, perto de Genebra, na Suíça, onde se localiza o maior centro de estudos sobre física de partículas do mundo.


Acelerador de Partículas

No campo da Física, gatinhamos e damos os primeiros passos, da teoria tenta-se passar à prática…

Brincamos aos aprendizes de feiticeiro e ensaiamos o papel de pequenos Deuses.


«The LHC is in the final stages of construction, and commissioning, with some sections already being cooled down to their final operating temperature of ~2K. The first beams are due for injection mid June 2008 with the first collisions planned to take place 2 months later.»


À procura do Elemento de Deus

Contudo há experiências, que podem ter resultados funestos, comprometer o planeta e o futuro da própria Humanidade.


No passado, o esforço dos cientistas do CERN contribuiu para o desenvolvimento da Internet.



«O CERN - Laboratório Europeu de Física de Partículas - é financiado por 20 Estados Membros, e é o maior centro mundial de investigação do seu tipo. Desde a sua fundação em 1954, tem sido um exemplo bem sucedido de colaboração internacional, juntando cerca de 6500 cientistas, de mais de 80 nacionalidades.

O objectivo do CERN é a investigação científica pura, sem objectivos militares: de que é constituído o nosso Universo, de onde vem a matéria, como é que as partículas elementares interagem?

Para procurar responder a estas questões, o CERN utiliza aceleradores e detectores de partículas, dispositivos que se contam entre os maiores e mais complexos instrumentos científicos jamais construídos: o LEP, acelerador de electrões e positrões, tem uma circunferência de 27 Km, e alguns dos detectores têm as dimensões de edifícios de oito andares.

O laboratório utiliza, e simultaneamente, desempenha, um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologia de ponta, com vista a futuras aplicações: desde a ciência de materiais até à engenharia mecânica ou computação, a física das partículas requer a melhor performance em todos os campos, e exige uma superação permanente da barreira do que é possível fazer em termos tecnológicos. Actualmente, o CERN está a construir um novo acelerador de hadrões, o LHC (Large Hadron Collider), que entrará em funcionamento em 2008, e que permitirá sondar ainda mais profundamente a matéria e responder a questões ainda por esclarecer.»

http://public.web.cern.ch/Public/Welcome.html

http://linac2.home.cern.ch/linac2/default.htm

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...