quarta-feira, abril 22, 2009

Nova Biblioteca Digital Mundial disponível na Internet é gratuita


A partir do dia 21 de Abril temos acesso gratuito à nova Biblioteca Digital Mundial, um novo programa de informação e divulgação cultural que acaba de ser posto em linha numa iniciativa conjunta da UNESCO, da Biblioteca do Congresso Americano e da Biblioteca de Alexandria.


Basta digitar http://www.wdl.org.


É possível encontrar mapas, fotografias e livros antigos. O acesso à BDM está disponível em sete línguas, entre elas o português.


Mais, o Governo Português e o Ministério da Cultura, nada fizeram para divulgar os autores nacionais e a cultura portuguesa, não tendo dado qualquer resposta à UNESCO.

No Dia Mundial do Livro, podemos classificar esta atitude como mais uma mancha deixada pelo Governo Português e por José Sócrates.

Uma verdadeira vergonha nacional. Nada fazem pela língua portuguesa e pela cultura nacional, que se pretendem bem vivas neste novo século.


Enquanto isso divertem-se a esbanjar dinheiro em projectos, que dificilmente terão qualquer retorno.


Resta-me perguntar, com estes imbecis à frente de Portugal, terá o estado português alguma viabilidade?


O principal responsável por a BDM é James H. Billington, director da Biblioteca do Congresso Americano e ex-professor de História em Harvard. Foi ele que, em 2005, o propôs à UNESCO, assegurando que o espírito da nova biblioteca digital universal não seria “competir” mas complementar dois outros programas congéneres já existentes: o Google Book Search, também lançado em 2005 e que actualmente tem sete milhões de obras acessíveis ao publico; e a Europeana, uma biblioteca criada em Novembro do ano passado, que conheceu também um êxito inesperado e já disponibiliza 4,6 milhões de documentos – esperando chegar aos 10 milhões até 2010.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...