quarta-feira, julho 22, 2009

Windows XP versus Vista versus Windows 7

Qual destas versões do Windows será melhor para jogos? Fomos descobrir…

O Windows 7 está cada vez mais perto. Dentro de um ano, ou estaremos todos a usá-lo, ou a ambicionar usá-lo ou a amaldiçoar o dia em que decidimos fazê-lo. Enquanto esperamos pelo dia de lançamento, temos de nos contentar com a versão beta que foi disponibilizada. Aliás, todos quiseram deitar-lhe a mão rapidamente, desde as equipas que desenvolvem os jogos, aos fabricantes que têm de assegurar a compatibilidade dos drivers, passando pelos utilizadores finais (nós mesmos), que querem apenas ver se este sistema consegue responder às expectativas. A versão já recebeu boas críticas por parte de públicos muito diferentes. Estará a versão beta muito longe da versão final?

O facto de conseguirmos jogar jogos no Windows já é um feito notável. Apesar de alojar os tradicionais Solitário e Minas, a Microsoft não desenvolveu o Windows para ser uma plataforma de jogos. Ainda assim, os jogadores acabaram por se contentar com o que tinham, até porque jogar em DOS não era grande alternativa.

O DirectX foi, sem dúvida, um dos grandes impulsionadores desta mudança. Desde então, os sistemas operativos da Microsoft têm sido usados como meio para executar jogos num ambiente o mais perfeito possível.

É claro que a Microsoft rapidamente começou a trabalhar e a explorar esta faceta dos sistemas, e levou o seu trabalho ao extremo com o lançamento do Vista, ao torná-lo no único sistema operativo onde é possível exercitar ao máximo uma placa gráfica, com o DX10. Desconfiamos que a Microsoft estava à espera de conseguir forçar todos os jogadores a mudarem para este sistema, mas as coisas não correram bem como planeava. Até hoje, quase ninguém consegue apontar uma aplicação capaz de fazer o DX10 brilhar mais do que o antecessor.

É exactamente por isto que existe um vasto número de pessoas que continua a correr os seus jogos no Windows XP. Se juntarmos a este comparativo o Windows 7, então temos três sistemas, ironicamente da mesma companhia, que continuam a lutar pelas atenções de todos os jogadores do mercado. Mas qual destes sistemas será o melhor para os gamers de topo? Qual será a melhor plataforma para explorar até ao limite as potencialidades de máquina de jogos?

O fiável Windows XP? O bonito, mas não consensual Vista? Ou o novo membro da banda, que ainda nem teve direito a atestado de sistema operativo oficial, o 7? Está na altura de colocar estes três sistemas frente-a-frente em relação aos benchmarks, e verificar qual é o que realmente nos impressiona.


Conclusões
Deverei mudar de sistema operativo para conseguir retirar apenas umas frames a mais ao meu hardware? Depende do uso diário que dá à sua máquina. Por exemplo, se fizer um overclocking ao seu computador e se procurar obter a melhor framerate, manter-se no Vista quando pode conseguir maior velocidade a este nível com o XP parece-nos uma má jogada. Atenção, não estamos aqui a falar de grandes diferenças, mas um overclock, no geral, também só consegue oferecer umas frames extra.



Se, por outro lado, quiser executar jogos com DX10, então o Vista apresenta-se aqui em grande forma. É de longe, o modo mais rápido de conseguir apreciar todo o potencial oferecido por Far Cry 2, bem como por outros jogos. Num cenário ideal, se tiver 4 GB de RAM conseguirá correr o Vista 64. E o Windows 7? É rápido e consegue grandes resultados ao nível do desempenho com jogos mais recentes, contudo, se estiver exclusivamente à procura de velocidade, este sistema, nesta fase, ainda não consegue bater o Vista.

Fonte: PC Guia

Vale a pena ler na íntegra aqui:

http://www.pcguia.xl.pt/0709/especial/100.shtml

Observação:

Para mim, continuo a preferir o XP ao Vista e o Ubuntu ao Windows.

É possível ainda ter vários sistemas operativos no seu computador fale com o seu técnico de informática…



Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...