quarta-feira, setembro 02, 2009

1 de Setembro de 1939

Foi há 70 anos, que a Alemanha Nazi invadiu a Polónia, dando origem à II Guerra Mundial. Imagens para recordar sempre, pelos piores motivos.


Segundo o Editorial do DN: « É uma daquelas datas marcadas a fogo na História Universal: 1 de Setembro de 1939, há 70 anos, as tropas alemãs invadiam a Polónia, dando começo à II Guerra Mundial. Uma hábil estratégia diplomática: precavendo ter de dedicar-se à ofensiva a oeste, caso as grandes potências, Inglaterra e França, não aceitassem (como aconteceu) a ocupação da Polónia, Hitler assinara um pacto de não agressão com a União Soviética, na semana anterior, a 23 de Agosto, garantindo a paz a leste. Uma táctica militar rápida e eficaz como nunca se conhecera: meios blindados (Panzers) entraram nas planícies polacas, previamente fustigadas pelos bombardeamentos aéreos (com Stukas), inventando a Blitzkrieg (Guerra-Relâmpago).

No fim, em 1945, o balanço era o mais mortífero de todas as guerras: 70 milhões de mortos, mais de 50 milhões que a anterior. E, ainda mais do que os números brutos, este dado: 60% dos mortos eram civis, contra os 5% da I Guerra Mundial. Ter acabado com uma arma nova e total, a bomba atómica, tão terrível que nunca mais foi usada, coloca a II Guerra Mundial no patamar de absurdo que é definitivamente o seu.»

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Um dia triste para mais tarde recordar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...