quarta-feira, abril 14, 2010

Neil Armstrong interroga-se: O Fim duma era?


Armstrong considera o plano de Obama para a NASA, como desvastador e mediocre! Isso mesmo, leu bem...



Numa carta aberta recentemente enviada a Jay Barbree, da cadeia de televisão NBC, os comandantes das missões Apollo 11, Neil Armstrong, James Lovell, da Apollo 13 e Eugene Cernan, da Apollo 17, aconselham o Presidente Obama a reconsiderar com urgência, as novas políticas desvastadoras seguidas pela Administração Obama, para o futuro da NASA.

Segundo eles, pela primeira vez desde a década de 60, os EUA estão prestes a perder a corrida espacial para outros países, tais como: a Rússia, a China,o Japão, para a ESA e até mesmo para a mão de privados(!)... pasme-se!



Sugerem ainda que a juventude americana está perfeitamente desmotivada com os exemplos que vem de cima e que nunca nenhum program governamental americano na história moderna tratou tão mal, a exploração espacial, antes havia um lema: «Ir aonde nunca outros foram», hoje consideram que regredimos, pois perdemos o fulgor de há 40 anos atrás, que os EUA e a URSS, deslumbraram a humanidade com a corrida ao Espaço.

Consideram que, a exploração espacial permitiu o desenvolvimento de novas tecnologias em diferentes áreas, desde a Astronomia, à Astonáutica, às Comunicações, à Informática à Robotica, múltiplas aplicações noutras ciências, tais como por exemplo, a Medicina.

Sugerem ainda, que desde, o Saturno V, o foguetão que colocou os Homens na Lua e o Skylab em orbitra, pouco se progrediu em termos de irmos mais além, pois o programa dos vaivens revelou-se um fiasco completo, para não falarmos da Estação Espacial Internacional, que estará a funcionar abaixo das suas capacidades reais e que verá prolongada a sua utilização até 2020. Os próprios EUA terão que pagar a outros para colocarem em órbitra diversos somponentes para a ISS e satélites de comunicações. Verdadeiramente impensável há 40 anos atrás...

Para além disso, questionam a Administração Americana relativamente ao que aconteceu ao combustivel utilizado na Saturno V, cuja composição quimica se perdeu na noite dos tempos...

Quarenta anos depois, após a promessa da conquista da Lua e depois de posto de lado, o programa «Constellation», que previa o regresso à Lua, a missão tripulada a Marte e aos asteroides, sugerem que parecemos agora, os homens da Idade Média, que navegavam à vista da costa, com medo de se aventurarem e perderem no mar alto.

Muito pouco sabemos ainda a respeito do nosso sistema solar, depois do brilharete das missões Pioneer e Voyager, nas décadas de 70 e 80, das sondas enviadas recentemente para Marte, Júpiter e Saturno. Naquela altura consideram que haviam verdadeiros homens de ciencia, que divulgavam os segredos do Cosmos e gostavam daquilo que faziam, tais como por exemplo, Carl Sagan, que estava à frente do JPL. Hoje tudo permanece guardado às sete chaves, no maior dos segredos.

Politicamente consideram que, dos republicanos aos democratas, algo mudou para pior. Não é só a crise económica que está instalada, nada mudou, desde que George W. Bush deixou o poder e a situação económica, moral e social agravou-se e o obscurantismo doutras eras estará de regresso.

Interrogam-se ainda o que terá acontecido aos planos para a familia de foguetes Ares e à nave espacial Orion, que ia buscar ideias do arrojado programa espacial americano desenvolvido por Von Braun, responsável pelo Programa Apollo - desde o Saturn 1B até ao Saturn 5, para não falarmos do módulo lunar, que colocou o homem na Lua – recordam com saudade o mesmo homem que foi o responsável pelas temiveis bombas voadoras do III Reich (as V1 e as V2).



Porque motivo foi o programa “Constellation” colocado de lado?

Deixam a questão no ar, pode ser que algum “iluminado” responda...



http://www.msnbc.msn.com/id/3032619/vp/36483169#36483169





Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...