terça-feira, abril 06, 2010

Rio de Janeiro na mira do mau tempo


O número de mortos no estado do Rio de Janeiro subiu para 50, dos quais 26 na capital, e os feridos já são mais de 60, devido às fortes chuvas que continuam a castigar a região, informou a Defesa Civil.

O presidente Lula da Silva, que cumpre agenda hoje no Rio de Janeiro, ofereceu ajuda financeira para reparar os estragos causados pelos temporais que causaram o caos na cidade.

Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, os Governos federal, estadual e municipal vão actuar em conjunto para ajudar a população afectada.

A contribuição financeira do Governo federal ainda não está definida e dependerá da apresentação de projectos para a revitalização das áreas destruídas.

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohman, disse que quantidade de chuvas nas últimas 24 horas foi superior à tragédia enfrentada pelo Rio de Janeiro em 1966, quando a pior tempestade do século paralisou a cidade.

À época, os cariocas enfrentaram racionamento de gás, energia e água, contaminada pelos esgotos.

Hoje, a situação não é muito diferente, com ruas e avenidas da cidade inundadas por água barrenta, trânsito caótico, córregos, lagoas e canais a transbordar.

Segundo Dohman, há risco de doenças infecciosas, como a leptospirose, transmitida pela urina do rato.

O secretário de Saúde alertou ainda que as encostas da cidade estão muito encharcadas e pediu que as pessoas permaneçam em suas casas por uma questão de segurança.

A orientação das autoridades é de que apenas as pessoas que se encontram em áreas de risco deixem suas casas e procurem abrigos seguros.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), estuda decretar estado de calamidade pública.

Cabral disse que "a ocupação do solo urbano no Rio de Janeiro não é tratada com a devida seriedade há anos".

O governador lembrou que a cidade fica entre a montanha e o mar e que é imprescindível impedir a expansão irregular para evitar a ocupação de áreas de risco.

Segundo Cabral, a maioria dos mortos vivia em áreas de risco. (Segundo a Lusa)

Veja o slideshow em:

http://noticias.uol.com.br/album/100406rio_album.jhtm?abrefoto=63

A situação é muito preocupante queira conferir:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/06/chuva-coloca-rio-em-alerta-maximo-para-deslizamentos-e-alagamentos.jhtm


1 comentário:

Mário Nunes disse...

Números actualizados:
O número de mortos devido ao temporal que se abateu sobre o Estado do Rio de Janeiro já ascende a 93, segundo indicou o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros. Há também 93 feridos e centenas de desalojados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...