sexta-feira, julho 09, 2010

No Future ou o Advento dos Robots de Guerra

Parece coisa de filme, mas, em breve uma empresa de seu nome, Boston Dynamics conta alterar os teatros de guerra do século XXI e os desfechos das guerras que se estão a travar um pouco por todo o mundo.
Ficção Científica? Não, não. Realidade Absoluta...
A Boston Dynamics tomou o lugar da Skynet (dos filmes Exterminador Implacável) e já está a dar cartas na área da tecnologia militar. Com o avanço da robótica, as tropas no Afeganistão poderão a curto prazo, contar com a ajuda de máquinas inteligentes de grande capacidade destrutiva, sob a liderança de BigDog - Um projecto de robot militar, espécie de mula sem cabeça com capacidade para transportar 150 kg. Em locais onde é necessário escalar, a alavanca natural das pernas deste robot, desenhado pela Boston Dynamics, supera em muito a força e desempenho de rodas e lagartas.
As novas máquinas estão também a ser concebidas também para diminuir os riscos dos soldados no terreno e os preços das guerras. Os robots constituirão os exércitos do futuro e servirão para fazer o «trabalho sujo».
Segundo um especialista norte-americano (Peter Singer) a robótica também vai endurecer o caracter das guerras, porque serão usadas máquinas sem emoções.
Onde é que eu já vi isto, faz-me recordar as imagens do último filme da série Exterminador Implacável.
Contudo no terreno (Iraque e Afeganistão) já se encontram 12.000 robots, na grande maioria drones, aviões sem piloto. Até 2015, as unidade militares norte americanas deverão ser contituidas em partes iguais por máquinas e humanos.
Ai você pensa que é história, então confira esta página:
Ou então passe pelo You Tube e digite BigDog, depois de ver os filmes a que conclusão chegou?
Eventualmente ainda as coisas estarão muito embrionárias, então ponha-lhe 5 a 10 anos em cima e o mundo do Exterminador Implacável será o nosso mundo...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...