terça-feira, julho 20, 2010

O Colapso 2 - INEM à beira da ruptura


Dívidas a bombeiros, fornecedores e médicos. Tribunal de Contas chumba contrato.

“O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está à beira da ruptura. O Tribunal de Contas chumbou agora o contrato feito entre o instituto e a empresa que lhe gere toda a frota de emergência médica. Ao mesmo tempo, há falta de máscaras de oxigénio nas ambulâncias, por não se pagar aos fornecedores, as dívidas aos bombeiros são de milhões, não existem médicos suficientes para os helicópteros e viaturas e as dificuldades económicas não permitiram ao instituto estar presente em eventos como o Rock e Rio.

O Tribunal de Contas considerou nulo um contrato entre o INEM e a empresa Finlog para a gestão da frota, que inclui a compra dos veículos, a sua manutenção e os combustíveis. Por este contrato, o INEM pagava cerca de 170 mil euros mensais à empresa. Mas com o chumbo, decidido em Abril, o instituto fica impedido de efectuar pagamentos, deixando a gestão da frota em risco.

O INEM pode ser mesmo forçado a parar toda a frota de socorro, 146 veículos, por não estar autorizado a pagar, avançou fonte do instituto ao Diário de Notícias. O INEM deveria ter lançado um novo concurso, o que não aconteceu, mas o instituto confirma que a empresa continua a operar a frota.

Em causa está um processo que começou no ano passado, quando o INEM abriu um concurso, para a gestão de toda a frota de ambulâncias e viaturas médicas de reanimação. O concurso ficou deserto e o instituto fez um contrato por ajuste directo, com vista à prestação de serviços de gestão de frota de 1 de Julho a 31 de Dezembro.

A frota foi entregue à empresa Finlog que em finais do ano passado foi de novo contactada, quando o INEM abriu novo procedimento de ajuste directo, para a gestão da frota em 2010. A gestão das viaturas foi orçada em dois milhões e adjudicada, de novo, à Finlog. Cumprindo com a lei o INEM submeteu o contrato à fiscalização prévia do Tribunal de Contas que o considerou nulo.

No acórdão 14/10, de Abril o Tribunal de Contas declarou a nulidade do contrato e lembra que "a nulidade pode ser declarada a todo o tempo ". Para justificar o ajuste directo, o INEM alegou que "o mercado não reagiu perante um concurso público" mas o Tribunal de Contas sustentou que deveria ter sido realizado "um concurso público ou um concurso limitado por prévia qualificação" e considerou que "não se verificaram os pressupostos necessários para que se pudesse adop- tar o procedimento por ajuste directo".

A Finlog continua entretanto a trabalhar para o INEM, mas a decisão do tribunal "impede o organismo de pagar à empresa, o que pode colocar em risco toda a operacionalidade da frota", concluiu a fonte do instituto.”

Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1622208

Comentário meu: Isto para não falarmos dos enfermeiros e dos médicos que não tem visto o seu contrato ser renovado.

Fabuloso.

O país está em vias de parar…

Pensam que estou a reinar convosco?

Perguntem aos bombeiros da vossa terra como vão eles de contas?

Mal, muito mal…

Desde que os Sap’s fecharam à noite é um ver se te avias, ambulâncias para trás e para a frente. As despesas com o pessoal e com a manutenção do material dispararam em flecha. E muitas corporações correm o risco de fechar por insolvência.

Portugal, um pais à beira mar plantado à beira da bancarrota e da insolvência total…

José Sócrates, Santos Silva e outros que tais seguiram bem a cartilha de Bilderberg (para meio entendedor meia palavra basta).


2 comentários:

Max disse...

O PS acaba com o Inem, o PSD com a assistência sanitária.

Hoje no supermercado Jumbo vi em oferta o manual dos primeiros socorros.

Acho que em breve teremos novas publicações: "Enciclopédia das intervenções cirúrgicas na cozinha", "Tirar a apêndice em 15 minutos e sem esforço", "Auto-diagnose e auto-receitas para todos"...

Crise? Qual crise?

Mário Nunes disse...

Crise, qual crise?
A crise é só para alguns...
O PS e o PSD estudaram pela cartilha de Bilderberg que pretende aniquilar os velhos estados nação da Europa.
Os conceitos de nacionalidade e de identidade nacional estão cada vez mais em causa.
Portugal está a ser desmantelado de alto a baixo.
Serviços públicos encerrados e o que se segue a anarquia e o caos?
Segundo a programação do PSD, preve-se que a saúde e a educação sejam privatizados.
O PS acaba com a Democracia em Portugal e o PSD prepara-se para institucionalizar o Fascismo, anulando Abril de 1974.
Pena não haver Buiças como em 1908, porque senão alguns tratantes já tinham ido para os anjinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...