quinta-feira, agosto 05, 2010

Armada Russa debaixo de fogo


O comandante-chefe da Armada russa, almirante Vladimir Visotski

“O Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, demitiu ontem, dia 4 de Agosto de 2010, toda uma série de altas patentes da Armada devido a um grande incêndio ocorrido numa base das forças militares navais em Kolomen, arredores da capital russa.

“O comandante-chefe da Armada, almirante (Vladimir) Visotski, é repreendido por incompetência parcial; o chefe do Estado Maior da Armada, primeiro-vice-chefe do comando, (Alexandre) Tatarinov, é repreendido por incompetência parcial; o vice-chefe para a retaguarda da Armada (Serguei) Sergueev é demitido”, ordenou Medvedev numa reunião alargada do Conselho de Segurança da Rússia.

A demissão de altas patentes da Armada continuou. Medvedev demitiu o comandante da Aviação Naval da Armada, almirante Kuklev, o vice-comandante, coronel Rasskazova, o vice-comandante interino da Retaguarda Aviação Naval e comandante da base Nº 2512, onde ocorreu o incêndio.

“Encarrego o ministro da Defesa de demitir toda uma série de oficiais por terem cometido violações disciplinares”, acrescentou nessa reunião, dedicada à protecção de edifícios estratégicos face à onda de chamas que assola o país..

“Se algo acontecesse de semelhante noutros lugares, noutras instituições, faria o mesmo, sem qualquer complacência”, frisou Medvedev.

Ao referir-se ao incêndio na base militar, o dirigente russo declarou: “a investigação prévia já foi feita, mas vai continuar. Ela mostrou o incumprimento simples de funções e descuido criminoso quando não foi possível localizar o fogo num momento em que avançava ainda bastante devagar”.

“Não se sabe por onde andava o comando da base”, concluiu.

Na véspera, o jornal Life.ru noticiou que uma base aérea das Forças Navais da Rússia, situada em Kolomskoe, nos arredores de Moscovo, ardeu completamente devido aos incêndios florestais, tendo sido destruídos 200 aviões e helicópteros.

Segundo este jornal, o prejuízo causado foi de cerca de 500 milhões de euros.

O diário electrónico dizia ter confirmado a informação na Direcção de Investigação Militar da Região Militar de Moscovo, precisando, porém, que essa Direcção não revelou nem o local da instalação da unidade, nem os prejuízos causados.

“Tiveram de vir duas cooperações de bombeiros das unidades vizinhas para combater o fogo”, acrescenta a fonte.

O incêndio ocorreu na madrugada de quinta para sexta-feira e os ventos fortes teriam transportado as chamas para a base aérea.

“O fogo destruiu o território de uma unidade militar secreta de 100 hectares em 10 minutos”, diz a fonte.

O life.ru escreve que este não é o único incêndio em quartéis militares, tendo outro ocorrido numa manutenção militar.

O Ministério da Defesa da Rússia considerou essa notícia uma “invenção”, sublinhando que nessa região não existe nenhuma base das Forças Navais da Rússia.

Porém, a Procuradoria da Região Militar de Moscovo, veio reconhecer depois que o incêndio tinha destruído “os edifícios do comando, da parte financeira, do clube, duas garagens para automóveis, 13 armazéns de meios diversos para a aviação, 17 áreas abertas onde se guardavam equipamentos com os automóveis que aí se encontravam”.

Na mesma reunião, Medvedev prometeu também ajustar contas com os governadores das regiões ardidas e com o Governo, mas só depois de normalizada a situação.” José Milhazes

Fonte:

http://darussia.blogspot.com/

Comentário meu: Há fogos muito oportunos, não há?


1 comentário:

Mário Nunes disse...

Em aditamento:
Os incêndios florestais causaram prejuízos numa fábrica de armamentos em Kolomen, arredores de Moscovo, onde se produzem os complexos de lança-mísseis "Iskander" e "Igla", informou uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia citada pelo jornal Life.ru.

"Para impedir a tragédia, todas as forças dos bombeiros do Ministério para Situações de Emergência foram lançadas para apagar o incêndio no território do Bureau de Construção de Máquinas", revela o jornal.

Segundo o Life.ru, o incêndio ocorreu na passada quinta feira e as chamas chegaram às oficinas onde se fabricam armas secretas e onde são criados e testados os armamentos mais modernos.

Nesses dias, na fábrica estavam a ser realizados testes do complexo móvel de mísseis "Igla-S" e do complexo de mísses tácticos "Iskander-E", revelou a fonte.

O Ministério da Defesa da Rússia recusa-se a comentar a notícia, mas uma fonte da Agência de Exportação de Armamentos da Rússia (Rosoboroneksport") avança que os prejuízos foram avaliados em "milhares de milhões de rublos".

Na semana passada, este jornal revelou que um incêndio teria destruído cerca de 200 aviões e helicópteros militares numa base da Armada da Rússia, situada também em Kolomen.

O Ministério da Defesa considerou a notícia uma "invenção", mas, no dia seguinte, o Presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, demitiu toda uma série de altas patentes da Armada do país.

Serguei Choigu, ministro para Situações de Emergência da Rússia, declarou no domingo que os incêndios nas turfeiras dos arredores da capital russa, que provocam o fumo que cobre a cidade com um denso manto de fumo, "serão apagados nos próximos cinco a sete dias se se mantiver o mesmo ritmo de trabalho.
Fonte: DN
(http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1636996&seccao=Europa)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...