quinta-feira, agosto 19, 2010

Bloqueio marroquino a Ceuta e Melilla


Terça-feira, 17 de Agosto de 2010, ficou marcada por um bloqueio de três dias dos camionistas marroquinos à cidade espanhola de Melilla. O Sindicato Nacional Mediterrânico de Transporte protesta contra a alegada violência policial das autoridades fronteiriças espanholas. Este protesto vai condicionar a entrada na cidade de produtos alimentares frescos e materiais de construção civil.

O bloqueio apesar de impedir a passagem diária de 40 camiões com cimento não preocupa os habitantes da cidade espanhola de Melilla, que dizem já estar habituados a este braço-de-ferrro entre Rabat e Madrid.

No entanto, apesar desta calma aparente o Sindicato Nacional Mediterrânico de Transporte, com sede em Marrocos, já fez saber que este bloqueio pode ser alargado à cidade de Ceuta.

Ceuta e Melilla são duas cidades reivindicadas pelo reino de Marrocos como duas regiões marroquinas mas Madrid não abre mão destes enclaves. Contudo, desta vez a situação é mais grave porque os camionistas marroquinos acusam as mulheres policias espanholas de serem violentas.

A contribuir para esta polémica está também um cartaz com uma fotomontagem que mostra mulheres policias espanholas atiradas para uma lixeira.

A ministra da Igualdade já veio dizer que as imagens são «inaceitáveis» e em Melilla, para onde viajou um alto dirigente do partido da oposição espanhola (Aznar), o partido popular, diz que cabe a Marrocos por ordem no seu lado da fronteira.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...