segunda-feira, fevereiro 07, 2011

E Betelgeuse aqui tão perto…

O Físico australiano Brad Carter, da Universidade de Queensland lançou mais uma visão polémica para 2012!

Isso mesmo…

A explosão da Betelgeuse, na Constelação de Orion, vai resultar em dois sois durante o dia e deixar a noite iluminada como se fosse dia!

Isto senão houver a visita inesperada duma anã vermelha ou castanha, que nos costuma pregar uma periódica partida de 3.600 em 3600 anos (veja-se a órbita irregular de Sedna).

Será um fenómeno que promete deixar toda a população da Terra de olhos postos no céu.

Bem, vamos regressar à terra e pôr os pés no chão. Este fenómeno transformará a noite em dia. Teoria diz que vai acontecer em 2012 ou… daqui a milhares de anos!

De acordo com Brad Carter, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Orion está na recta final da sua vida. Betelgueuse encontra-se actualmente no estado de Supergigante Vermelha, que antecede a fase de Supernova. Pelo facto de estar a uma distância da Terra entre os 497 e 8s 789 anos-luz, esta estrela pode já ter explodido há muito tempo e essa informação ainda não ter chegado ao nosso planeta.

Contudo há quem questione se o regresso duma das sondas Voyager ao nosso Sistema Solar, devido à onda de choque, não estará associada a esse fenómeno?

Brad Carter garante que a noite será dia e o dia terá dois sois. Se a estrela se apagar hoje, só daqui a aproximadamente 497 anos desaparecerá do céu nocturno.

O astrónomo José Matos põem a água na fervura ao adiantar que: “Há quem fale em pelo menos 10.000 vezes do que o brilho actual. Isso será equivalente ao brilho da Lua em crescente. Mas há também quem aponte para um brilho semelhante ao da Lua Cheia. Certo é que, de uma forma ou de outra, será uma bela explosão, mas nada que chegue ao brilho do Sol durante o dia”

Contudo há astrónomos que contrapõem e a matéria e radiação que vai ser projectada para o espaço? Não está a ser tida em conta?

Com uma baliza temporal tão grande para que o fenómeno aconteça, a expectativa está em saber qual o fim da Betelgueuse: uma estrela de neutrões ou um buraco negro?

2012 promete ser um ano animado, com as anómalas tempestades solares, com a inversão dos pólos, com as mudanças do campo magnético terrestre, com a visita duma anã vermelha ou castanha de passagem pelo Sistema Solar, com o alinhamento com o centro da nossa galáxia e ainda mais isto…

Betelgeuse na agenda…

1 comentário:

Anónimo disse...

Que loucura heim? Imagina sem noite?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...