sábado, fevereiro 19, 2011

Protesto Geração à Rasca alastra no Facebook

Mais de 13 mil pessoas já confirmaram, até ao momento, através do Facebook, que vão participar no Protesto da Geração à Rasca, marcado para a tarde do dia 12 de Março.

Na página de Facebook do protesto é publicado um manifesto que se diz «apartidário, laico e pacífico» e que se bate pelo «direito ao emprego» e «pelo direito à educação», assim como pela «melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade» e o «reconhecimento das qualificações, competência e experiência, espelhado em salários e contratos dignos».

Dados recentes do INE ajudam a perceber a elevada adesão que a iniciativa está a ter: no último trimestre de 2010, a taxa de desemprego entre jovens dos 25 aos 34 anos era de 13,4 por cento. Mais de 77 mil portugueses trabalhavam com "recibos verdes".


Às 15h00, do dia 12 de Março, esta geração de desempregados, trabalhadores subcontratados e estagiários reúne-se na Avenida da Liberdade, em Lisboa e na Praça da Batalha, no Porto, para mostrar aos dirigentes políticos e aos empregadores que está "à rasca".

A iniciativa partiu de quatro jovens e o apelo foi lançado nas redes sociais: São convidados a participar todos os «desempregados, 'quinhentoseuristas' e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal».

Estão igualmente marcadas manifestações, no mesmo dia e à mesma hora, no Porto, na Praça da Batalha, para o Rossio de Viseu e para Ponta Delgada.

Os organizadores do protesto apelam ainda aos que aderirem para levarem uma folha A4 para as ruas com os motivos que os levam a manifestar-se, folhas essas que tencionam entregar à Assembleia da República no final da manifestação.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...