segunda-feira, abril 18, 2011

Segredos lunares

Era pequeno, quando o Homem foi à Lua, a notícia foi acompanhada por um público incrédulo e entusiasta (a humanidade) e em Moçambique, a notícia foi seguida pela rádio, jornais e cinema (naquela altura não havia TV)

À época, as notícias eram consumidas com sofreguidão, pensávamos então, que se adivinhava uma nova fase para a Humanidade, à semelhança dos Descobrimentos de Quinhentos, a Conquista do Espaço!

Os EUA partiram em desvantagem, em relação à URSS, mas em meados da década de sessenta já tinham conseguido dar a volta e para isso contribuíram muitos cientistas nazis, que foram trabalhar para os EUA, após a II Guerra Mundial, entre eles havia um cujo trabalho foi imprescindível para a concretização do sonho de John F. Kennedy, Wernher Von Braun, especial mentor do programa espacial americano e o responsável pela construção do Saturno V, o gigantesco foguetão, que na década de 60 colocou na Lua, uma cápsula lunar e uma tripulação de três homens.

O Saturno V media mais de 110 metros (a altura de um edifício de 45 andares), era o maior e mais potente foguete jamais construído pelo Homem e lançado. Os seus motores a hidrogénio e oxigénio líquido, em 2 minutos e 40 segundos, em que permaneciam acesos queimavam mais de 2 milhões de quilos de propulsante.

Entretanto desde 1975, também se perdeu a fórmula do propulsante e a forma como estes gigantescos foguetões eram utilizados…


Bom, voltemos atrás, em traços gerais não podemos esquecer as missões Mercury, os foguetes Atlas que possibilitaram o êxito das missões Apollo.

Os astronautas da Apollo 8 foram os primeiros a ver o nosso planeta de muito longe no espaço e a observar directamente a face oculta da Lua.

Com a Apollo 9 foi testado o engate e o desengate do módulo de descida (LEM), em órbita circunlunar. Chegando a apenas 15 km do solo lunar, depois voltaram a subir e a atracar o módulo de comando que os esperava em órbita, o ensaio geral da Apollo 10 correu da melhor maneira, estava tudo pronto para o desembarque.

Seguiu-se a histórica missão da Apollo 11, no dia 16 de Julho de 1969, que levou uma célebre tripulação: Michael Collins, Neil Armstrong e Buzz Aldrin à Lua e à sua superfície.

“Houston control, Tranquility Base, the Eagle has landed”.

Estas poderiam ser palavras mágicas, mas para quem seguiu as emissões radiofónicas 24 sobre 24 horas, a história eventualmente foi outra. A emissão foi interrompida e alguns diálogos dos astronautas deixaram-nos com muitas dúvidas.

O filme oficial da alunagem distribuído anos mais tarde, pela Embaixada Americana levantava estranhas incongruências, desde a bandeira americana a flutuar ao sabor do vento, como se tal fosse possível, os saltos dos astronautas na quase ausência de gravidade eram diminutos, quando deveriam de ser maiores, as posições da Terra, do Sol, as sombras, e o passeio do rover lunar (na Apollo 15), cheiravam a embuste.

Agora vou ser mauzinho, se a tripulação era composta por três homens, se um estava no módulo de comando em órbita lunar, restavam dois homens, então quem filmava as aventuras da tripulação?

Anos mais tarde, os filmes foram todos recolhidos…


Certo, certo é que a URSS e a sua sucessora Rússia nunca puseram em causa, o aparente sucesso americano na Lua.

À Apollo 11 sucederam-se oficialmente as missões Apollo 12, Apollo 13 – em Abril de 1970, um acidente impediu o pouso na Lua, a Apollo 14, a Apollo 15 e por último a Apollo 16, em, Abril de 1972, que ficou 3 dias na superfície lunar.

Mas adiante, não vou fazer aqui a descrição do programa espacial americano: Programa Apollo

Se a missão lunar foi um sucesso, porque motivo nunca mais voltamos à Lua?

Porque não estabelecemos uma base lunar no nosso satélite?

Deixamos a Lua há 39 anos…

Volto-me a interrogar porque é que nunca mais lá voltamos?

O que se terá realmente passado?

Ninguém sabe?

Só meras suposições?

Desculpem lá, mas algo não bate bem nesta História.

Se efectuarmos uma pesquisa apuramos que devido a restrições orçamentais impostas no final do programa Apollo, várias missões Apollo foram canceladas (Apollo 18, Apollo 19 e Apollo 20) – isto ofialmente, porque parece que as coisas não correram bem assim…

Fazendo um parêntesis, já no trailer oficial do filme Transformers 3, parece que agora Hollywood quer recontar agora a História…

E este Verão, aguarda-se a chegada da Apollo 18, um filme que nos conta a verdadeira razão, porque nunca mais voltamos à Lua.

http://apollo18movie.net/

http://www.astronautix.com/flights/apollo18.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/Apollo_18_%28film%29

http://filme-trailer.com/apollo-18-filme/

http://en.wikipedia.org/wiki/Apollo-Soyuz_Test_Project



O filme já viu adiada a sua estreia de Março para Abril e daí para o mês de Junho deste ano e mais uma vez voltamos a ver as pressões e os desmentidos da NASA (à semelhança do filme 2012).

Para além do trailer do filme de Gonzalo Lópes-Gallego, as restantes imagens estão no segredo dos deuses, mas se o filme for distribuído promete fazer furor e lançar polémica do que se realmente terá passado…

Pelo menos, a dúvida ficará…

Para mim isto sem nunca ter visto o filme, há anos que penso que saímos da Lua com o rabo no meio das pernas.

Correm rumores, junto dos cosmonautas russos, que as missões Apollo 18, Apollo 19 e Apollo 20, se realizaram e estas foram negadas oficialmente pela NASA.

http://www.bibliotecapleyades.net/luna/esp_luna_43.htm

http://nssdc.gsfc.nasa.gov/planetary/lunar/apollo_18_20.html

http://www.moviesonline.ca/2011/02/true-story-apollo-18-movie-based/

http://www.abovetopsecret.com/forum/thread293548/pg1

http://luznocaminho.net/2011/02/18/apollo-20-a-missao-secreta/

O programa espacial Apollo foi oficialmente abandonado em 1975, em detrimento da utilização de um veículo reutilizável, o vaivém espacial, que voaria pela primeira vez em 1981.

Entretanto, a NASA abandonou agora o programa Shuttle e fica dependente de terceiros (Rússia, ESA e privados), para cumprir as suas obrigações internacionais na Estação Espacial Internacional – ISS e para a concretização do seu programa espacial. Isto para quem em finais da década de 60 colocava gigantescos foguetões espaciais no Espaço e se preparava para ir mais além…

6 comentários:

Anónimo disse...

O homem nunca teve na Lua. Não acredito. Também não acredito que estavam lá E.T's. Hollywood é a maior máquina de propaganda nazi-zionista.

Mário Nunes disse...

Cada um tem as suas dúvidas.
Nesta questão, sou bem claro, estivemos lá em cima, porque motivos fomos travados?
O que aconteceu?
O que se passou?
Oficialmente não vamos à Lua há 39 anos.
A existência da missões Apollo 18, Apollo 19 e Apollo 20 foram negadas e porquê?
Agora Astroquack faço-te uma pergunta se tinhas um Mercedes porque motivo o trocastes por um carro de bois?
Desculpa-me, mas a analogia é clara, se tínhamos o conhecimento (Saturno V e os seus propulsantes) porque motivo o deixamos de utilizar, ficando-nos pela órbita da Terra. Repara já não sabem a formula do propulsante utilizado pelo Saturno V e isto é grave muito grave.
Caro amigo, receio que não estejamos há muito sós no Universo, a vida abunda por toda a parte, seja num charco de água, no meio do deserto, na imensidão gélida dos pólos, na cauda dum cometa, nos lagos de Titã, nos oceanos gelados de Europa, em Ganimedes, em Encelado ou em Marte,ou até mesmo na atmosfera de Júpiter.
Amigo na imensidão do Cosmos e no nosso sistema solar estão lá todos os componentes essenciais para que existam outras formas de vida e vida inteligente também.
Mais velha que a humanidade e mais avançada.
Não tenhas dúvidas que nos mentiram, é tempo de acordar, porque breve seremos confrontados com uma realidade que desafiará alguns filmes de ficção.
Quanto ao filme Apollo 18 é um filme de uma pequena produtora independente que tenta desesperadamente colocar o filme no circuito comercial, este já foi adiado por três vezes, adivinharás porquê?

Alvaro Azevedo disse...

Das duas uma ou nunca chegaram à Lua ou então alguns pensam mesmo em ir para lá viver e por isso querem a Lua só para eles.Será que os Americanos estão mesmo de Tanga.?? Mas segundo consta eles tem por lá passado para ver quem anda por lá a passear........

Mário Nunes disse...

Por lá passaram.
Para onde foi o dinheiro todo?
Que projecto secreto lhe esta a absorver o dinheiro todo?
Porque motivo tem a NASA uma flotilha de sondas em torno do Sol?

Felipe Silva disse...

vc não sabem o que falam a nasa quem vai pagar as viagens vcs logico que não uma so viagem custa bilhões imagine 3 a e a bandeira não tremula ela apenas esta aberta com um arame

Felipe Silva disse...

vocês não sabem o que falam uma só viagem custa bilhões imagine 3 a nasa tem mais com o que se preocupar ainda tem as explorações a marte e descoberta de outros planetas não sabem o que falam!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...