quinta-feira, julho 28, 2011

Bancarrota eminente nos EUA


Moody's avisa clientes: preparem-se para default temporário nos EUA!

A agência de notação alerta os fundos financeiros que estejam expostos à dívida soberana norte-americana para "riscos directos e indirectos" da actual situação política em Washington. EUA lideram, de novo, subidas no risco de “default”.

“A Moody's avisou os fundos financeiros conhecidos pela designação de money market funds (MMF, no acrónimo) que estão sujeitos a "um risco crescente" associado ao perfil de crédito da dívida soberana dos Estados Unidos que se está degradando.

O anúncio da agência de notação de Warren Buffett surgiu num contexto de agravamento do risco nos indicadores do mercado da dívida: os Estados Unidos foram o país do mundo que revelou ontem (26 de julho) o maior aumento da probabilidade de incumprimento da sua dívida soberana, que num só dia passou de 4,76% para 4,90%. Hoje, continua a subir e está em 5,30%, segundo dados da CMA DataVision. É, de novo, o país cuja probabilidade de default mais sobe no conjunto dos 80 países monitorizados por aquela empresa. O que foi acompanhado por um disparo de 14% nas yields (juros implícitos) dos Títulos do Tesouro a 2 anos no mercado secundário. Todas as maturidades viram os juros subir.

Soube-se, ainda, que os Estados Unidos foram o país em que o valor líquido dos credit defaults swaps (cds, seguros financeiros contra risco de incumprimento) mais subiu no último mês, o dobro da subida no caso de Itália, o campeão no valor líquido de cds.

A notação de triplo A desta dívida, recorda a agência, foi colocada em revisão para "possível corte" em virtude da "incerteza" em torno do clima político em Washington, onde prossegue a discussão do aumento do teto de endividamento federal e se aproxima a data limite de Agosto - seja 2 ou 10 do próximo mês - para uma solução.

Risco de pânico financeiro

Esta situação provoca "riscos diretos e indiretos". Os diretos incluem a possibilidade de "não pagamento de juros e de amortizações por um curto período de tempo de títulos governamentais" que vençam em agosto - ou seja o que se tem designado por default temporário - e a degradação da qualidade dos portefólios dos MMF que estejam expostos à dívida americana.

Os riscos indirectos advêm da emergência de um clima de pânico financeiro - expressão que a Moody's, naturalmente, não utiliza no comunicado. Na linguagem da agência, esses riscos tomam a forma da "possibilidade de que uma volatilidade de mercado crescente influencie o comportamento dos investidores, aumentando a actividade de resgate e pressionando a liquidez em todo o sector".

A Moody's considera que os fundos poderão revelar uma "boa resiliência" a um corte da notação da dívida norte-americana de triplo A para Aa1 (na terminologia da classificação da Moody's; na classificação da Standard & Poor's equivale a AA+), mas já poderão sofrer impactos negativos mais sérios no caso de um corte para Aa2 (na classificação da S&P equivale a AA).”

Jorge Nascimento Rodrigues (Jornal Expresso)

Ler mais:

http://aeiou.expresso.pt/moodys-avisa-clientes-preparem-se-para-idefaulti-temporario-nos-eua=f664489#ixzz1TRIxAOkJ

Gostaria que as notícias fossem outras, mas esta é incontornável, vai nos afectar a todos, como um tsunami financeiro, que tudo vai varrer.

Isto vai ficar lindo, meus caros amigos. Aposto que como vós gostaria que tudo voltasse à normalidade, mas é a marcha dos tempos…

18 comentários:

Fada do bosque disse...

Pois já somos dois... mas os poderosos têm o nosso "destino" nas mãos, infelizmente. Estou consigo. :(

Fada do bosque disse...

Veja só esta notícia:

6 maneiras de usar a comida como uma arma. Foi o próptio Henry Kissinger que, em 1974, sugeriu o uso da comida como arma a usar para provocar a redução da população: National Security Study Memorandum 200: Implications of Worldwide Population Growth for U.S. Security and Overseas Interests. (1) A subida do preço dos alimentos em 39% desde o ano passado está a provocar fome generalizada e conflitos regionais. Registe-se este pormenor: os preços dos alimentos têm sido manipulados e especulados a partir das bolsas internacionais por causa da constante desvalorização do dólar; (2) a escassez de alimentos tem sido provocada como arma para crear conflitos regionais, estimular missões de paz e como uma política externa da cenoura; é fácil manipular a escassez de alimentos quando a ajuad alimentar está controlada por uma única agência internacional; (3) pesticidas e conservantes são maus para a saúde humana, especialmente o glifosato usado com transgénicos; (4) leis que limitam a liberdade dos alimentos colocando na mão de agências reguladoras o poder de regulamentar tudo; (5) os transgénicos são um passo para os monopólios controlarem a vida humana através da tecnologia patenteada e da destruição do ambiente por práticas de monoculturas dependentes de muitos químicos; (6) desastres climáticos têm sido explorados por expeculadores e governos, como aliás por um documento apresentado à Força Aérea dos EUA intitulado Owning the Weather 2025 - Applying Weather-modification to Military Operations. Activist Post.

Mário Nunes disse...

E a seguir segue-se a Lei Marcial, estão 30.000 soldados americanos de regresso a casa.

Mário Nunes disse...

E para variar estão a arranjar o pretexto para entrar no Irão. É a perfeita anedota, não tem dinheiro para fazer cantar um cego, mas tem dinheiro para ir para cima dalguns regimes que o sionismo não gosta. Quem paga o esforço de guerra americano?
Com o país na bancarrota? Ou será que dentro dos EUA teremos 5 ou 6 estados e vários porta-moedas para pagar contas...

Fada do bosque disse...

Está tudo mal e para eles, tudo a dar certo... dá tanta tristeza. A Guerra Mundial estoura dentro de um ano, mas eles têm abrigos... que gente má! nem quero pensar. Já avisei muitos para não viajarem neste Agosto, mas para esses eu sou tótó... :(

Fada do bosque disse...

Já andam distúrbios no Kosovo e não sei se isto é verdade... Sei que as coisas vão entrar em espiral e não sei se esta Guerra Fria é forjada.

Fada do bosque disse...

Parece que as pessoas sensatas se começam a despedir do "velho" Mundo...
http://ayapaexpress.blogspot.com/2011/07/politica.html

Mário Nunes disse...

Isto para não falar-mos da imprensa dita oficial em que nada acontece. Por lá só passam "fait divers", mas é mesmo assim, desde o The Times, ao El pais, ao Le Monde, ao Der Spiegel,..., nada acontece...
Parece que uma muralha de silêncio se abateu sobre os jornais.
De vez em quando espreito o Pravda, ou o Tehran Times e a realidade parece também manipulada com pinças, neste cenário irreal, que parece nada estar para acontecer neste mundo faz de conta, onde pulula a mentira. Cada vez me sinto mais como se estivesse nos filmes "Matrix" ou "Eles Vivem!"...

Mário Nunes disse...

Nestes jornais que aludi acima e respectivas páginas on line nem uma linha sobre o que está a acontecer no Kosovo e muito pouco sobre o que se está a passar na Libia. Estranho...
E sobre Elenin ou outros cometas que se aproximam, nada...
Isto promete minha gente...

Fada do bosque disse...

Estou a ter um debate com um Anónimo num blogue e ele falou-me destas cartas
http://www.youtube.com/watch?v=Pmj9eoYSuEM
e que o futuro do mundo está aí. As cartas são de 1995 e digo uma coisa fiquei pasma e aterrada. Até tem uma carta que é emptv TV vazia, das torres a arder e depois encontrei noutro filme outras cartas com a Primavera árabe e a #ª guerra Mundial: http://www.youtube.com/watch?v=vwLHLcUOFrU&annotation_id=annotation_317283&feature=iv
Veja com os seus ohos. Diz que os bastiões anti NOM são para despistar a atenção.
Aqui vai o link dos comentários:

http://www.blogger.com/comment.g?blogID=5652609&postID=3182713999873938141

Mário Nunes disse...

Caríssima Fada
Infelizmente já conheço as 330 cartas há cerca de dois anos. Estive já por diversas vezes para publicar matéria sobre as mesmas. Mas breve ponho-a cá fora.
Há um filme muito bom sobre as cartas que a aconselho a ver, trata-se de XIII, com Val Kilmer e Stephen Dorf, inspirado na obra em banda desenhada do autor franco belga Van Hamme, sobre XIII deixo-lhe o link da wikipedia:http://en.wikipedia.org/wiki/XIII_%28comics%29, que inspirou Robert Ludlun a escrever The Bourne Identity.
Que passou ao cinema como o Ultimato, com Matt Damon.

Gostaria ainda de lhe perguntar se viu a série The Event, que passou recentemente entre nós na TVI, a altas horas da noite?
Demasiado esclarecedora...

Fada do bosque disse...

Não conhecia as cartas e também não conheço essa série. Deixei de ter TV depois de ter ponderado sobre Aldous Huxley, já lá vão uns tempos.
Sabe que estou na mesma, não encontro notícias sobre o Mundo na web e hoje corri o portal do jornalista de fio a pavio... passou um pano os órgãos de informação, não se apanha nada.O cerco está a apertar!
Se puder ver os links que deixei nos comentários sobre as doenças, já está a ver como eles actuam nesse aspecto, não é verdade? Nós somos piões num jogo macabro, que coisa odiosa...
Obrigada pelas informações irei pesquisar com mais tempo amanhã.
Um abraço

Mário Nunes disse...

Também deixei de ver TV. O filme XIII, era uma série de TV só que não foi exibido em Portugal na TV, vai-se lá saber porquê?
O Evento começou aos Sábados a ser exibido na TVI, depois passou para altas horas da noite, vai-se lá a saber porquê?
O tempo aproveito-o para os livros, para a música, para os filmes, ou até mesmo para a rádio. Ouço mais rádio do que vejo TV.
Sinto um vazio igual em relação aos jornais, espremido, nada, igual a zero, e já não é só cá está por todo o lado igual.
Peço-lhe que veja isto há bocado deixou-me bastante perturbado, já tinha escrito sobre esta matéria este mês no Kafe Kultura, fica o link: http://thewatchers.adorraeli.com/2011/07/30/unbelievable-events-in-antarctica/
Creio que desta vez vamos ter todos de dar razão aqueles que falam do Elenin.

Fada do bosque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fada do bosque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fada do bosque disse...

Vou eliminar estes dois últimos comentários pois já apareceram aqui:

http://economico.sapo.pt/forumbolsa/index.php/topic,32617.0.html
As minhas desculpas...
Quanto a meteoros ou asteródes penso que não passam de manobras para desviar atenções. O único receado pelos cientistas é para 2026.

Mário Nunes disse...

Fada os russos levaram esse aviso muito a sério e o meteoro em questão dá pelo nome de Apophis, e já foi objecto de analise aqui: http://kafekultura.blogspot.com/2010/01/russia-quer-construir-tecnologia-para.html

Fada do bosque disse...

Russos, Japoneses, americanos, europeus... estão a conjugar esforços e parece que é por magnetismo ou qualquer coisa do género que o vão tentarr desviar da rota. De qualquer forma todos os métodos são passíveis de fracasso, Mário, infelizmente. Vi um documentário de Michio Kaku e estava bastante preocupado, bem como os outros cientistas.
Obrigada, pelo link, é que me tínha esquecido do nome do meteoro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...