quarta-feira, julho 20, 2011

Mortandade marítima nas praias da Flórida

As autoridades americanas estão a investigar a causa da morte de centenas de peixes e animais marinhos - incluindo tubarões - que, nos últimos dias, têm dado à costa nas praias do sudoeste da Flórida.

"As altas temperaturas e os dias nublados e chuvosos podem causar a morte dos peixes, um fenómeno natural que habitualmente não pressupõe perigo permanente para o ecossistema", explicou esta terça-feira a Comissão de Conservação de Pescas e Vida Selvagem da Flórida.

De qualquer modo, o organismo solicitou, através de um comunicado, colaboração para que seja dado seguimento ao caso e se detecte se o fenómeno se estende também aos lagos naturais e estuários da zona a fim de se "determinar se se verificam problemas nos ecossistemas que exijam investigações e medidas".

Os peixes e animais marítimos apareceram mortos nos últimos dias em diversas praias da Flórida, entre elas a de Naples, considerada uma das melhores do país, com 16 quilómetros de areal e águas cristalinas.

Em investigações preliminares foi detectada a presença de dois tipos de algas que, apesar de não serem tóxicas, podem estar na origem da redução da presença de oxigénio na água até ao ponto de forçar os peixes e animais marítimos a darem à costa, o que levou a que morressem asfixiados.

Mais em:

http://www.naplesnews.com/photos/galleries/2011/jul/18/offshore-fish-some-dead-show-naples-beaches/185523/

http://geracaomaranata.com.br/2011/03/milhares-de-peixes-e-aves-aparecem-mortos-em-varios-paises/

Bem, já ninguém fala nisto no derrame de crude verificado há mais de um ano, após a explosão duma plataforma exploração petrolífera da BP. Não há dúvida que a memória humana é curta…

Para que conste:

http://economico.sapo.pt/noticias/derrame-de-petroleo-no-golfo-do-mexico-pode-demorar-meses_87896.html

Após o desastre está para se saber quais as consequências para a Vida Selvagem?

Para o Ecossistema?

E para toda uma cadeia alimentar?

Será que este problema ambiental tem impacto só na região (Golfo do México ou na Flórida) ou será que devido às correntes marítimas toda a água do Oceano está contaminada?

Será que o ciclo da água também estará comprometido?

1 comentário:

Tiago disse...

Li uma vez, que esta mortandade pode ser explicada pela liberacao de gases toxicos, no fundo dos oceanos, decorrente de fissuras que se abrem pelo movimento das placas tectonicas, podendo ser indicios de terremotos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...