quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Baile de máscaras em Portugal



Portugal de lés a lés, ruas e estradas desertas, transportes vazios, comércio a meio gás, bancos fechados, escolas sem alunos. O Governo decidiu não dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, mas o sector privado não trabalhou e os serviços públicos estiveram praticamente parados.
Uma gigantesca desautorização ao Governo. É este o saldo da decisão do Governo de retirar a tradicional tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval. Os serviços públicos abriram portas mas estiveram praticamente parados. As repartições das finanças e os Tribunais estiveram quase vazios, as escolas estão abertas mas sem alunos, e os hospitais não marcaram cirurgias para o dia de carnaval.
Os Governos regionais dos Açores e da Madeira concederam tolerância de ponto aos seus trabalhadores. Idêntica decisão foi seguida por 116 das 318 câmaras municipais, incluindo algumas das principais cidades governadas por PSD e CDS - como é o caso do Porto.
Mas, se a administração pública funcionou a meio gás, o sector privado quase não funcionou. Os bancos, graças ao contrato colectivo, concederam o dia aos trabalhadores. Tirando as grandes superfícies comerciais e a restauração, pouco foi o comércio que abriu portas no centro das principais cidades.
Em Portugal é proibido ser-se feliz. Os portugueses estão proibidos de se divertirem no Carnaval (a troika assim o determinou)!
Esqueçam o Carnaval e a diversão, neste momento tem de ser submissos ao Grande Capital e concentrarmo-nos unicamente na produção – Assim parece ordenar Bruxelas e Berlim.
Resta saber se o doente (Portugal) não morrerá da doença, mas sim da cura draconiana!
Sem circulação de dinheiro, não há consumo…
E a economia por certo estagnará e não tardará muito, o país entrará em bancarrota – Parece ser uma velha máxima consagrada nas Faculdades de Economia.
Depois do Carnaval lá vamos progredindo alegremente até à Páscoa e às férias de Verão… Sem dinheiro nos bolsos para gozar férias, o que vai acontecer a um dos ex-líbris portugueses, o Turismo em Portugal (Hotelaria e Restauração)?
Parece que a máxima vá de férias cá dentro tem os dias contados…
Eh, eh, eh… a coisa promete!
Ou não será uma partida do Rei Momo?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...