sábado, maio 26, 2012

Vigília pelo Hospital dos Covões


Defender as Urgências do Hospital dos Covões
Defender o Serviço Nacional de Saúde

26 Maio - Sábado - 15 Horas
VIGÍLIA
Em frente ao Hospital dos Covões

Como sabem, o encerramento mais recente anunciado em Coimbra (já não é uma fábrica ou outra empresa) agora, é o Serviço de Urgências do Hospital do Covões, entre as 20h e as 9 horas a partir do próximo dia 28/06.

·        Trata-se de um Serviço de excelência, com todas as condições técnicas e humanas a quem muitos cidadãos, nomeadamente, os da parte sul da região (sul do Distrito de Coimbra e norte do de Leiria) recorrem;

·        Neste Serviço, foram investidos – e bem – milhões de € na sua remodelação e modernização;

·        O seu pleno funcionamento abrange milhares de Cidadãos  e contribui em muito para o prestígio dos cuidados de saúde em Coimbra e do SNS;

·        O argumento “falso” de proximidade com as urgências dos HUC e que estas só por si serão suficientes, não é sério, tanto mais que – coincidência ou não – foi inaugurada uma unidade privada de saúde com todas as valências 24 h/dia, praticamente às portas dos HUC.

Estes são apenas quatro motivos fortes para o envolvimento de todos.
O fecho nocturno da Urgência do Hospital dos Covões, recentemente integrado no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, é objecto de uma vigília, em S. Martinho do Bispo, convocada para a tarde de sábado (26), pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos.
A partir de segunda-feira (28), das 20h00 às 09h00, o CHUC terá a funcionar apenas a Urgência dos antigos Hospitais da Universidade de Coimbra.

3 comentários:

menvp disse...

Nacionalização de negócios “madoffianos”, PPP’s, etc… existe por aí muito pessoal a querer mandar naquilo que não é seu: o dinheiro dos contribuintes!… Consequentemente, como é óbvio: O CONTRIBUINTE TEM DE DEFENDER-SE!!!!!!
[veja-se o blog «fim-da-cidadania-infantil»]
.
.
TOCA A ABRIR A PESTANA:
- o cidadão não pode ficar à mercê de pessoal que vende empresas estratégicas para a soberania - e que dão lucro -, e que nacionaliza negócios "madoffianos" (aonde foram 'desviados' milhões e milhões).
- Democracia verdadeira, já! -> leia-se, DIREITO AO VETO de quem paga (vulgo contribuinte).
[veja-se o blog «fim-da-cidadania-infantil»]

Mário Nunes disse...

Em aditamento a este post:
Cerca de uma centena de pessoas reuniu-se ontem à tarde em frente ao Hospital dos Covões para contestar o encerramento nocturno do serviço de Urgência daquela unidade. O Movimento de Utentes de Serviços Públicos (MUSP), que organizou a vigília, lançou uma petição para levar às autoridades regionais e centrais de saúde, bem como à Assembleia da República, e promete não baixar os braços.
«As pessoas estão ainda pouco informadas e podem pensar que já não há nada a fazer, mas o hospital continua aqui, o serviço está a funcionar e estão lá os seus profissionais. A Urgência pode continuar a funcionar e a decisão de encerrar é reversível», afirmou ontem Rita Costa, membro do MUSP.

Paula Neves disse...

Pois é, os poderosos deste país não querem lá saber disso do hospital,estão-se nas tintas para o povo, pensam no lucro fácil, fecham os hospitais públicos para abrir unidades de saúde privadas.Uma vez que não precisam de ir com um filho ao Hospital e gastar 20€ de táxi,ao fim de 5 horas de espera para voltar para casa porque não tem transporte de noite.Eles chamam o médico a casa e em urgências usam o novo hospital privado e tem carro próprio (Mercedes, BMW ou outro qualquer) na garagem ou dinheiro para táxi...
Eles estão-se nas tintas para o povo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...