domingo, janeiro 20, 2013

Mau tempo e doentio




Só dá mau tempo.
Certo, estamos no Inverno. Um Inverno rigoroso como há muito não se via. Que varre o país e a Europa.
Por cá ventos ciclónicos, as rajadas na ordem dos 140 kms/hora que varreram árvores, culturas e estruturas. Lá fora só dá neve.
Bem por cá ultimamente vem sendo um lugar comum: telhados e estruturas arrancados, árvores por terra, rios e mar que galgam as margens.
Já nada era o que era dantes, o certo deu lugar ao incerto…
Na vida e na natureza?
E o que se passou este fim- de-semana o que era? As coisas dantes tinham nome. Furacão, ciclone, tufão?
Ou prosaicamente fenómeno meteorológico extremo.
Ao ridículo a que chegamos.
No entanto houve quem tivesse ficado sem electricidade e comunicações.
Desta vez foi anunciado com a devida antecedência.
Os meteorologistas colocaram o país em alerta vermelho desde as zero horas de sexta-feira, até às zero horas de sábado para domingo, 20 de Janeiro. Não me lembro de tanto alerta vermelho e de tanta borrasca neste país à beira mar plantado, parecia que os Deuses do Olimpo nada queriam connosco ou será que alguém perdeu o azimute.
Estarão o Norte, o Sul, o Este e o Oeste trocados?
Estará em curso uma mudança de polo?
Como explicam tantos peixes mortos e tantos animais desorientados? E a neve no deserto? Temperaturas negativas no Deserto? Onde antes fazia 50º Celsius à sombra?
Estou a ver que só contaram para você, que o desalinhado sou eu…

1 comentário:

António Silva disse...

Um belo texto, parabéns. Mas não se entristeça com os que apenas acreditam nas noticias das 20 horas, os tempos são de mudança e infelizmente, essa mudança é capaz de doer. A economia mundial é uma farsa, os movimentos bélicos estão cada vez mais evidentes, "Guerras e rumores de guerra", actividade vulcânica em crescendo etc... Só não vê quem fecha os olhos. De qualquer forma o seu esforço é sempre louvável e quem sabe se um ou mais dos seus leitores não começa a pensar diferente e desperta....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...